CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Na Fatec Mogi das Cruzes ela foi criada em abril de 2016 via portaria da FATEC-MC no 20/2016, de 19 de abril de 2016, e é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada.
A autoavaliação se apresenta como uma oportunidade para que a Fatec aperfeiçoe sua atuação, planeje seu futuro, contribua para a tomada de decisões e envolva toda a comunidade interna e externa no aprimoramento de sua qualidade. É dentro desse contexto, e contando com a colaboração de seus alunos, professores, funcionários técnico-administrativos e egressos que a CPA desenvolve suas ações.
Sua finalidade é conduzir e articular o processo de avaliação interna da Instituição, cursos de graduação, atividades de pesquisa, extensão e responsabilidade social, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados da Instituição.
A auto avaliação institucional é baseada nas 10 dimensões propostas pelo SINAES: